Tucunaré
Saiba mais sobre essa espécie.
Nome Popular
Tucunaré
Nome Científico
Cichla spp.
Distribuição Geográfica
Bacias Amazônica, Araguaia-Tocantins, Prata, em algumas áreas do Pantanal, no rio São Francisco e nos açudes do Nordeste.
Descrição
Existem pelo menos 14 espécies de tucunarés na Amazônia, sendo cinco descritas: Cichla ocellaris, C. temensis, C. monoculus, C. orinocensis e C. intermedia. Podem medir de 30 centímetros a mais de um metro. Todos os tucunarés apresentam uma mancha redonda (ocelo) no pedúnculo caudal. Mas a coloração do corpo pode variar, sendo amarelados, esverdeados, avermelhados, azulados ou quase pretos. Além da forma e número de manchas, que podem ser grandes, pretas e verticais, ou pintas brancas distribuídas regularmente pelo corpo e nadadeiras. Pertencem à família cichlidae.
Ecologia
São espécies sedentárias, por isso não realizam migrações. Vivem em lagos, lagoas e na boca e beira dos rios. Formam casais e se reproduzem em ambientes lênticos, onde constroem ninhos e cuidam da prole. Têm hábitos diurnos. Alimentam-se principalmente de peixes e camarões. São as únicas espécies de peixes da Amazônia que perseguem a presa, ou seja, após iniciar o ataque, não desistem até conseguir capturá-las.